quinta-feira, fevereiro 26, 2009

A bananada cultural

Eis que ouço uma voz no meio televisivo local dizendo "...o carnaval com esse modelo que tá aí esgotou-se" e ainda emenda "... um carnaval que é só um réplica muito mal copiada das escolas de samba do Rio de Janeiro..." mexeu com muitas orelhas. 

Mas não seria uma afronta a classe trabalhadora - os artesãos, os dançarinos, os sambistas? E aos projetos de cultura da capital? Seria se as palavras não fossem do próprio presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, Cineas Santos. Quando em uma entrevista, na manhã pós-carnaval, mostra sua indignação e uma pseudo-impotência diante dos fatos e ainda acrescentando "Teresina não tem essa tradição de desfiles com alegoria... faltam recursos..."

Enfim é uma questão a se discutir, pois muitas coisas estão em jogo, mas há de se convir que Teresina viveu e vive parte da sua cultura popular aos moldes de culturas predominantes do sudeste que se misturando com resquícios de cultura local acabado por transformar tudo em uma "bananada".

Mais um carnaval terminado e com ela mentes famintas cessam um festival que mistura uma manifestação cultural riquíssima com um exagero que trespassa a própria essência da manifestação. As comunidades brasileiras ergam a bandeira desta até o limite do que ela julga ético e todos caem em um marasmo e repetições. Há tantos enredos repetidos.

e também

Salipi

Cineas Santos avisa também que já se desligou da Fundação Quichote e não participará da organização do Salão do Livro do Piauí, o Salipi. “Eu já me desliguei. Não posso cuidar de uma fundação que tem negócios com outra fundação que eu presido”, afirma.

O Salipi deste ano será realizado na Praça Pedro II e a expectativa é que seja maior em termos de palestras e mais expositores.

Fonte: Cidade Verde - Leila Nunes
saiba mais http://www.cidadeverde.com/entretenimento_txt.php?id=33457

4 comentários:

Anônimo disse...

Essa do cinéas foi ótima!!!

Não queria que o salipi fosse na Pedro II, mas... vou estar lá com certeza!!

Gostei muito do blog!
vou adicionar na minha lista! e já está nos meus favoritos!

;D

Pedro Leonardo Magalhães disse...

apareça. sempre noticias fresquinhas! :)

Laís Romero disse...

Ora vejam só!

Laís Romero disse...

linkado!